ELEVAR O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA

353
0
Compartilhe:

Em que realidade vivemos? Neste podcast, Oscar Motomura fala sobre a importância de ampliarmos nossa consciência para outras dimensões.

Muitas vezes dizemos: precisamos fazer um exame de consciência. O que significa isso? Pensar mais profundamente, pensar mais amplamente, pensar com mais clareza. Ou seja, consciência daquilo que existe ao nosso redor. Consciência das implicações políticas, daquilo que está acontecendo, das implicações econômicas, sociais e das implicações no ser humano como um todo – no seu grau de felicidade, por exemplo. Mas, principalmente, consciência significa conhecer a realidade em que a vivemos em sua visão maior.

E é exatamente isso que se define talvez quando fazemos uma associação entre consciência com o processo decisório. Consciência em relação àquilo que está acontecendo nas várias dimensões da nossa sociedade. Sem isso, obviamente estaremos tomando decisões com uma visão muito estreita, míope, que leva em conta somente parte dessa realidade maior.

Então, se considerarmos a consciência como a consciência dessa realidade maior, isso significa que nós vamos ter que buscar, mais uma vez: que realidade é essa em que vivemos?  E, muitas vezes, eu preciso de conhecimentos gerais mais amplos para poder entender essa realidade em todas as suas dimensões. E o todo significa, inclusive, as implicações internacionais, globais e tudo que está acontecendo ao nosso redor. Sem isso, não há sabedoria.

Compartilhe: